Neste post separamos 5 dicas especiais que você pode seguir para reduzir os custos em seu estabelecimento.
Adotar um software de gestão específico do ramo, com recursos que atendem as finalidades do restaurante de maneira confiável e eficiente, é uma forma rápida e eficaz de reduzir custos. O sistema irá mapear gastos desde os menores, aos que pesam no orçamento, apontando onde são gerados. A implantação do software ainda otimiza processos utilizados no restaurante pois ele pode:
- Identificar produtos com baixo giro que aumentam o custo do estoque sem necessidade;
- Reduzir ou até mesmo eliminar erros na produção devido ao método como são realizados pedidos;
- Diminuir custos operacionais e com mão de obra;
- Agilizar o atendimento;
- Controlar com precisão o fluxo de caixa;
- Controlar o estoque indicando o volume de vendas e gastos com matéria-prima;
Sustentabilidade pode sugerir ao proprietário, práticas para colaborar com a preservação do meio ambiente. Além deste importante fator, também são formas inteligentes de utilizar recursos próprios, sem desperdícios. Alguns pontos que podem ajudar nisso, são:
- Orientar a equipe sobre o cuidado com torneiras pingando;
Instalar torneiras com temporizador e descargas inteligentes;
- Instalar sistema de captação da água da chuva para limpeza de áreas externas;
- Sistemas de energia solar fotovoltaica, gera eletricidade através da radiação solar;
Substituir lâmpadas comuns pelas de LED e contratar uma vistoria nas instalações do restaurante;
Essa prática passa pelo gerenciamento do estoque, e reflete na redução de custos. Um software de gestão especifico para restaurantes é novamente a dica ideal para criar uma estratégia de como determinar o tamanho do estoque. É importante definir quem será o responsável por decidir o alimento que será descartado ou reaproveitado. O proprietário deve responsabilizar de preferência uma só pessoa, de capacidade comprovada para a tarefa. Oriente a equipe para ao armazenar alimentos, deixar os com prazo de validade próximo do vencimento a frente dos demais para que sejam utilizados primeiro. Defina o tamanho das porções oferecidas, bem como padronizar receitas respeitando as quantidades ao preparar.
Reduzir custos de um restaurante não é possível apenas com o esforço do proprietário. E fundamental que a equipe mude, otimize hábitos e se comprometa com resultados positivos. Convoque uma reunião para expor as ações que serão adotadas para reduzir custos e desperdícios no restaurante, desde as impactantes, até as que parecem não influenciar, mas quando acumuladas tornam-se custo elevado no orçamento. Seja claro e motive a execução das ideias. Apresente a importância dentro do novo objetivo que visa o futuro do negócio. O sucesso do restaurante será consequentemente da equipe. Permita que opinem a respeito e ofereceram sugestões para contribuir. Questione os hábitos atuais, e oriente como aplicar os novos.
Investir pode soar inadequado para práticas de redução. Porém tornar seu restaurante financeiramente um sucesso, exige aumentar o volume de vendas. Não se pode errar na escolha do método que será utilizado para alavancar as vendas. Quando se está adotando uma cultura de redução de gastos, este erro pode definir o resultado. O marketing digital surge como forma eficaz e de baixo custo para divulgação do que seu estabelecimento oferece, com um pouco de esforço e criatividade é possível colher resultados surpreendentes. Inicie criando uma página no Facebook para o restaurante, pode demandar tempo, mas o custo é praticamente zero. Existe uma grande quantidade de material gratuito na internet, para utilizar criando campanhas de e-mail, promoções para divulgação em redes como Instagram e envio via whatsapp para clientes. É possível ainda encontrar materiais com instruções de criação e uso do marketing digital.